O mercado está em constante movimento e, a cada instante, surgem novos protagonistas.
Com o Programa Jovens Líderes, o SESI/SC busca ampliar as habilidades comportamentais e de negócios dessas lideranças do futuro, fomentando o associativismo e fortalecendo o sistema de representação das nossas indústrias, para desenvolver ainda mais as nossas regiões.
TEMAS DO PROGRAMA
Gestão de pessoas
Desenvolva a sua capacidade de relacionamento diante dos desafios na gestão de pessoas, reconhecendo o seu próprio perfil psicológico e o impacto das suas atitudes no ambiente organizacional.
Performance esperada: atuar como um líder que motiva, inspira e engaja pessoas, através da autoconsciência e da identificação das diferentes necessidades de suas equipes, contribuindo para a retenção de talentos na empresa.
Conhecimentos, Habilidades e Atitudes: autoconhecimento, autoconfiança, empatia, escuta ativa e feedback.
Gestão do negócio
Performance esperada: tomar decisões sobre o negócio de forma assertiva, utilizando os conhecimentos básicos de administração, finanças e mercado.
Conhecimentos, Habilidades e Atitudes: macroeconomia e tendências, administração geral, finanças, mercado, capacidade de analisar cenários, análise de dados e tomada de decisão.
Atitude empreendedora e inovação
Aprenda a pensar estrategicamente e a planejar o seu negócio a médio e longo prazo, observando, questionando e encontrando novas alternativas para atuar em diferentes frentes.
Performance esperada: escolher possibilidades viáveis sobre o futuro do negócio, aplicando habilidades e atitudes relacionadas à inovação e ao empreendedorismo.
Conhecimentos, Habilidades e Atitudes: curiosidade, dedicação, persistência, capacidade de observar cenários, questionar o status atual, fazer perguntas e conexões, visão global.
Cooperação empresarial e associativismo
Compreenda a necessidade de atuar em rede, cooperar com outras empresas e definir estratégias e planos de forma integrada, preparando-se para enfrentar as adversidades burocráticas e se posicionar de forma competitiva no mercado global.
Performance esperada: trabalhar de forma associativa e colaborativa na formulação e implementação de estratégias que melhorem a competitividade global das empresas da rede.
Conhecimentos, Habilidades e Atitudes: associativismo empresarial, cooperação, estratégia competitiva e competitividade global.
METODOLOGIA
Para alcançar os objetivos de aprendizagem, o Programa Jovens Líderes aplica a Metodologia 70/20/10, um modelo de aprendizado que conecta o desenvolvimento das pessoas ao ambiente de trabalho, priorizando a aplicação prática dos conhecimentos na rotina diária.

PAPÉIS E RESPONSABILIDADES
O Programa possui essência colaborativa, envolvendo quatro grandes agentes: o SESI/SC, o patrocinador, os participantes e os fornecedores, todos com papéis e responsabilidades especificas no processo de aprendizado e mensuração dos resultados.
SESI: operacionalizar as experiências de aprendizagem com equipe própria e parceiros; alinhar e acompanhar os fornecedores; dar suporte à performance dos participantes e patrocinadores.
Patrocinador: convidar os participantes para o projeto; acompanhar a transferência do aprendizado com as atividades on the job; realizar feedback;
Participantes: participar das experiências de aprendizagem presenciais, a distância e on the job; transferir o aprendizado para a prática; reportar ao Patrocinador seu aprendizado e aplicabilidade; realizar feedback.
Fornecedores: operacionalizar as experiências de aprendizagem, conforme orientação metodológica; definir atividades de aplicação prática após os encontros presenciais; oferecer suporte aos participantes; apoiar na evidência de resultados.
CRONOGRAMA

PROFESSORES
Jonas Berger
- Administrador, Especialista em Marketing - UFRGS e Mestre em Administração – PPGA/UFSC;
- Personal Coach pela Sociedade Brasileira de Coaching, Executive Coach pela SBCoaching;
- Certificado pela consultoria americana Myers Briggs Internacional para aplicação do MBTI;
- Palestrante e facilitador com mais de 20 anos de atuação;
- Especialista em Liderança Situacional, pela The Ken Blanchard Companies;
- Especialista em Design de Aprendizagem, Metodologia Trahentem Design Canvas;
- Especialista em Maker Experience, pela Stanford University, Palo Alto, Califórnia, USA
- Consultor Corporativo SESI – Sistema FIESC;
- Ao longo de sua carreira ajudou empresas como Natura, Dateli, Spoleto, Seara, Parati, Kellog’s, Gran Mestri, Ecofrigo, Dass, Serpil, Casaredo, Sollos, Ponto Frio, Tim, a desenvolver líderes, ins(pirar) e engajar equipes;
- Atualmente, atua como consultor e facilitador de competências comportamentais de liderança pelo SESI/FIESC, nos programas PDL e MASTER LIDERANÇA;
- Em 2015 e 2019 já contribuiu para a ampliação de consciência de mais de 5.000 líderes em todo o Brasil, envolvidos em mais de 100 organizações;
Leonardo Costa
- Mestre em Administração pela UNIVALI e Especialista em Engenharia de Produção e Gestão Estratégia pela UFSC, com 20 anos de experiência em administração de empresas;
- Atuou em cursos de MBA, no gerenciamento do Núcleo de Consultoria Empresarial no SENAI/SC e em Projetos de implantação de programas de Melhoria de Produtividade, Gestão Estratégica, Gestão da Inovação, e Desenvolvimento Gerencial em empresas como Digitro, Votorantim Metais, Duas Rodas Industrial, Correios, CNI, Departamento Nacional do SESI, Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico e Sustentável de Santa Catarina;
- Consultor Líder em Programas da FNQ, MCE, Projetos de Reestruturação de Empresas, Implantação de Estruturas de Governança, Sistemas de Gestão e Qualidade; Programas de Gestão Estratégica com ênfase no Balanced Scorecard e Inovação de Valor;
- Atualmente é Gerente de Desenvolvimento Institucional e Associativo da FIESC e Diretor Técnico do Movimento Catarinense de Excelência.
Vicente Sevilha Junior
- Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade São Francisco, especializado em Política e Estratégia pela Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra;
- especialista em Negócios de Alto Crescimento pela Faculdade Babson College – Boston – Estados Unidos e Mestre em Gestão da Qualidade pelo Latin American Quality Institute;
- Empresário de contabilidade, fundou a Sevilha Contabilidade e a Sevilha Franquias;
- Ganhador do prêmio Top Empreendedor pela revista Top Of Businees;
- Medalha do Mérito Profissional em Ciências Contábeis pela Academia Brasileira de Cultura;
- Prêmio Estadão Pequenas e Médias Empresas, pelo Jornal o Estado de São Paulo;
- Best Brazilian Tax Consultant pela publicação inglesa World Finance;
- Finalista do prêmio Isto É: As Empresas Mais Conscientes do Brasil. Autor do livro “Assim Nasce Uma Empresa”;
- Consultor da Confederação Nacional da Indústria e palestrante.