Pular para o conteúdo principal

Quer receber nosso conteúdo exclusivo? Inscreva-se!

Torneio de robótica desafia jovens a criar projetos que facilitem a aprendizagem

Pesquisas são apresentadas durante evento promovido pelo SESI/SC, em Florianópolis, nesta segunda e terça-feira

Clique aqui  para acessar o álbum no Flickr

Florianópolis, 10.11.2014 - Jogos eletrônicos educativos, ferramentas de integração e reciclagem de eletrônicos são alguns dos projetos desenvolvidos por estudantes catarinenses que participam nesta segunda e terça (dias 10 e 11 de novembro) do Torneio First Lego League (FLL), voltado à robótica. O SESI é o organizador oficial da competição, que ocorre na sede da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC). O torneio é realizado em parceria com o Grupo LEGO (Dinamarca) e a organização americana FIRST (For Inspiration and Recognition of Science and Technology). Em Santa Catarina, 60 jovens estudantes participam desta fase, classificatória para as disputas sul-brasileiras, que serão realizadas em dezembro, em Porto Alegre.

Para o presidente da FIESC, Glauco José Côrte, a indústria de hoje é diferente daquela de alguns anos atrás. "O setor oferece aos jovens boas opções de carreiras e remuneração. Muitos ainda têm uma imagem da indústria com o trabalhador suando, fazendo força com as máquinas, mas cada vez mais vamos aprimorando as tecnologias e os equipamentos", afirmou Côrte. "Quanto mais nós ampliarmos nossos conhecimentos, mais oportunidades de trabalho nós teremos e uma indústria muito mais competitiva, o que é bom para o trabalhador e para a sociedade. Uma indústria mais competitiva abre mais vagas, remunera melhor o seu trabalhador, investe mais, todos ganham com isso", completou.

Luiza Comin (11 anos), Milena Randon (12), João Vitor Bernardino (14) e Gustavo Cypriano (14) criaram um jogo educativo voltado ao ensino da matemática e da língua portuguesa. Eles realizaram uma pesquisa com pais de alunos do primeiro ano do ensino fundamental do SESI Escola de Criciúma e identificaram que 97,5% deles acreditam que jogos eletrônicos educativos contribuem com o processo de aprendizagem dos filhos. "Queremos apresentar o nosso projeto a uma agência de criação de jogos para conferir se o trabalho pode ser desenvolvido", conta Gustavo.

Já os jovens Cristina Schutz, Jean Carlos Krueger, Thiago Zils, Luiz Fernando Schmitz e Pablo Hurtz, todos de 17 anos, desenvolveram um equipamento para facilitar a vida dos estudantes de engenharia elétrica. Alunos da Aprendizagem Industrial do SENAI de Jaraguá do Sul, eles integraram num só aparelho fonte de alimentação, osciloscópio, protoboard e gerador de sinal, recursos utilizados para medição eletrônica. Além de caros, estes equipamentos ocupam muito espaço na bancada e podem pesar até 10 quilos, enquanto que o projeto criado pelos alunos tem o tamanho de um notebook e pesa no máximo três quilos.

As escolas do SESI utilizam desde 2012 equipamentos, dispositivos e recursos do Lego. Segundo o superintendente do SESI/SC, Fabrízio Machado Pereira, a partir do próximo ano a robótica será introduzida como recurso para a formação dos trabalhadores, por meio da educação continuada e da educação de jovens e adultos, inclusive na disciplina de física. "O tema tem forte conexão com a nossa proposta pedagógica. Queremos despertar o interesse pelas áreas como engenharia, matemática, ciências e tecnologia", salientou.

Para Cristina de Farias, da Gerência Executiva de Educação do SESI Nacional, um dos grandes desafios desta edição é desenvolver projetos alinhados à dinâmica do mundo do trabalho. "Antigamente, as profissões passavam de geração em geração. A vida útil das profissões é muito mais dinâmica e exige o aprendizado de novas habilidades", ressaltou. Cristina aproveitou a oportunidade para anunciar o tema do FLL de 2015 - lixo e reciclagem - e convidar os estudantes a já refletirem sobre os futuros projetos.

O FLL é um programa internacional criado para despertar o interesse dos estudantes em temas como ciência e tecnologia dentro do ambiente escolar. Na prática, o desafio desta edição é demonstrar como os estudantes vislumbram a aprendizagem do futuro a partir de uma solução inovadora e apresentar seus projetos de pesquisa. Usando peças de lego, os jovens participarão do desafio de criar um robô e serão avaliados pelo design mecânico, programação, estratégia e inovação utilizados no projeto, além dos valores éticos e profissionais. Durante esse processo, os participantes são estimulados a desenvolver o interesse pela ciência e tecnologia e a descobrir novas possibilidades de carreira.

O Torneio de Robótica é voltado para crianças e adolescentes de 9 a 16 anos. Cada grupo é composto de no mínimo 4 e no máximo 10 participantes. As melhores equipes se classificam para a etapa nacional que será realizada em Brasília, em março de 2015. O vencedor desta fase garante vaga no World Festival que acontece nos Estados Unidos. A competição vai ser realizada em abril de 2015, na cidade de Saint Louis, no Estado do Missouri. O World Festival reúne os campeões de vários torneios de robótica pelo mundo.

Na tarde desta segunda-feira, o secretário estadual de Educação, Eduardo Deschamps, e outros gestores educacionais visitaram o evento que deve receber também 2 mil estudantes de escolas da Grande Florianópolis. O evento pode ser acompanhando em tempo real  aqui.

 

Elida Hack Ruivo
Assessoria de Imprensa da FIESC
48 3231-4244 | 48 9176-2505
elida.ruivo@fiescnet.com.br 

 

Notícias relacionadas

Indústria News

Inscreva-se e receba diariamente por e-mail as atualizações da indústria de Santa Catarina.
Confira edições anteriores.