Pular para o conteúdo principal

Quer receber nosso conteúdo exclusivo? Inscreva-se!

Mais de 1,6 mil trabalhadores concluirão o ensino básico este ano

Industriários são estudantes de cursos de educação básica oferecidos a jovens e adultos pelo SESI/SC

Florianópolis, 17.11.2014 - Se antes parecia difícil terminar os estudos, para mais de 1,6 mil trabalhadores catarinenses essa realidade está muito perto. Por meio de uma parceria com o SESI/SC, entidade da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), eles celebram este ano a conclusão dos cursos de educação básica oferecidos pela entidade em todo o Estado. Pelo menos 200 deles participam nesta terça-feira, dia 18, da solenidade de formatura que reunirá 350 pessoas entre empresários, alunos e familiares, na sede da FIESC, em Florianópolis, a partir das 10 horas.

O índice de trabalhadores da indústria com escolaridade básica completa avança gradativamente em Santa Catarina. Segundo a Relação Anual de Informação Social (RAIS) de 2013, este índice é de 55%, dois pontos percentuais acima do registrado em 2012. Para o presidente da FIESC, Glauco José Côrte, a "educação tem grande poder de transformação e confere, sobretudo, dignidade aos que a ela têm acesso". Em sua avaliação, as pessoas que podem ampliar sua formação educacional têm melhores condições de discernir e de fazer escolhas, o que também representa oportunidades de crescimento e avanços sociais. "Este é o melhor legado que podemos deixar às futuras gerações", salientou.

Para elevar a escolaridade desses profissionais, diversas indústrias catarinenses têm investido em programas de desenvolvimento pessoal e na oferta de educação no próprio ambiente de trabalho. Exemplo dessas ações são as práticas de três indústrias reconhecidas recentemente no Prêmio FIESC A Indústria pela Educação.

Em parceria com o SESI, a Sincol, de Caçador, criou o programa EducaSin para elevação das escolaridade dos trabalhadores. Eles recebem transporte gratuito, alimentação e têm acesso à biblioteca da empresa. O objetivo da iniciativa é ter 80% dos colaboradores da companhia com o ensino básico completo.

A BN Papel Catarinense, de Benedito Novo, até 2016, quer ter 90% dos seus colaboradores com a educação básica completa. A meta foi estabelecida no programa Fundamentando Sonhos, criado para melhorar os índices de escolaridade dos trabalhadores. Entre os incentivos estão o subsídio para consultas oftalmológicas e óculos e a promoção condicionada ao nível de escolaridade. A empresa de médio porte já foi reconhecida duas vezes consecutivas como uma das melhores empresas para trabalhar em Santa Catarina.

Em parceria com outras 13 indústrias da região Oeste, a Nord Eletric, de Chapecó, implantou programa de educação básica articulada com o ensino profissionalizante. O programa é aberto ainda a comunidade do entorno e as aulas ocorrem na sede do Programa Viver, que oferece infraestrutura completa para a realização das atividades. A capacitação contínua integra plano de desenvolvimento de pessoas da empresa.

Educação de Jovens e Adultos
Os cursos de educação de jovens e adultos do SESI são totalmente gratuitos para os alunos e promovem a elevação da escolaridade básica nos níveis fundamental e médio. O programa busca adequação à realidade econômica atual de demandas crescentes, rápido desenvolvimento tecnológico, evolução dos processos produtivos e de organização do trabalho.

A metodologia de ensino própria, com momentos presenciais e a distância, feita especialmente para atender os trabalhadores da indústria, os materiais didáticos e paradidáticos e a infraestrutura disponibilizada contribuem para o enriquecimento do trabalho pedagógico. A entidade atende mais de 21 mil trabalhadores de 2,7 mil empresas em todo o Estado.

Serviço:
Formatura da Educação de Jovens e Adultos do SESI/SC
Quando: 18 de novembro, a partir das 10 horas
Onde: sede da FIESC, Rod. Admar Gonzaga, 2765, Itacorubi, Florianópolis


Elida Hack Ruivo
Assessoria de Imprensa da FIESC
48 3231-4244 | 48 9176-2505
elida.ruivo@fiescnet.com.br

 

Notícias relacionadas

Indústria News

Inscreva-se e receba diariamente por e-mail as atualizações da indústria de Santa Catarina.
Confira edições anteriores.