Florianópolis, 03.03.2021 - A edição RePLAY da FIRST LEGO League (FLL) – Challenge, organizada em Santa Catarina por SESI e SENAI, já está colocando todo mundo em movimento. As inscrições para as etapas regionais, que ocorrerão de forma online e inovadora, vão até 12 de março, no canal do Torneio de Robótica. A disputa ocorre nos dia 9 e 10 de abril.
Para explicar todos os detalhes do torneio e apresentar a FIRST REH, o Sou Robótica – canal oficial no YouTube do SESI sobre robótica educacional – promoveu uma live no dia 23 de fevereiro.
::: Confira:
{"preview_thumbnail":"/sites/default/files/styles/video_embed_wysiwyg_preview/public/video_thumbnails/RrP_NxSsIwY.jpg?itok=QsnPSeUY","video_url":"https://www.youtube.com/watch?v=RrP_NxSsIwY","settings":{"responsive":1,"width":"854","height":"480","autoplay":0},"settings_summary":["Embedded Video (Responsivo)."]}
Marcos Sousa, representante do Departamento Nacional do SESI, detalhou os principais pontos de dúvidas relacionados à competição remota, como a realização dos rounds. As equipes deverão submeter os arquivos de vídeo dos robôs completando as missões na plataforma em datas predefinidas pelo regional.
Para isso, eles utilizarão dois celulares: um para gravar os vídeos e o outro para transmitir os rounds ao vivo. Entretanto, não é necessário ter público para as lives, pois elas têm o único intuito de registrar o momento de largada. Para isto, o SESI recomenda a plataforma de livestream Twitch.
Além da plataforma oficial FIRST Remote Event Hub (REH), a edição RePLAY traz mais algumas novidades. Uma delas é o Prêmio de Técnico: as equipes vão defender os motivos do seu técnico ser o melhor de todo o torneio. A categoria será julgada por juízes de Core Values.
Para participar da FLL, os jovens devem ter de 9 a 16 anos. Entretanto, para a edição RePLAY, estudantes que completam 17 anos em 2021, a partir de 1 de janeiro, também poderão participar dos torneios. A idade mínima permanece a mesma. As regras de inscrição por região também sofreram alterações para esta temporada. As equipes só poderão participar das etapas regionais de sua localidade. Por exemplo: uma equipe de Roraima tem a opção de participar das etapas regionais do Amazonas ou do Pará, que também integram a Região Norte.
Com informações da Agência CNI.