Pular para o conteúdo principal

Quer receber nosso conteúdo exclusivo? Inscreva-se!

Jovens e adultos lançam livro de poemas

Estudantes de Pouso Redondo, Taió e Trombudo Central produziram um livro com poemas sobre as cidades onde vivem; até chegar ao resultado final, eles fizeram pesquisas, escritas, mini-projetos, leituras, declamações, maquetes, redações, estudo de palavras e expressões

Florianópolis, 27.9.2018 – Estudantes que estão concluindo a educação básica em cursos oferecidos pelo SESI em Rio do Sul lançaram nesta segunda-feira (24) um livro de poemas. O material foi apresentado a empresários e familiares dos alunos e tem como tema as cidades onde vivem. 

O trabalho começou em fevereiro, por iniciativa da professora de Linguagens, Keila Raquel de Souza. A turma conheceu diferentes gêneros textuais e exercitou a criatividade nas rimas, falando sobre a cidade onde moram. “Os poemas que eles estavam criando eram tão legais. A princípio iríamos fazer um folder para guardarem. Daí veio a ideia do livro. No começo eles acharam uma loucura, mas depois acreditaram e capricharam ainda mais”, contou Keila. 

Os escritos demonstram a visão e os sentimentos dos 24 alunos sobre as características do lugar onde moram (Pouso Redondo, Taió e Trombudo Central). Até chegar ao resultado final, eles fizeram pesquisas, escritas, mini-projetos, leituras, declamações, maquetes, redações, estudo de palavras e expressões, para só depois começarem a produzir os poemas. O principal objetivo do projeto foi estimular a oralidade, a criatividade e a reflexão sobre o cotidiano. “Foi difícil conciliar casa e família com a volta aos estudos. Quase desisti, mas meu marido me incentivou. Foi prazeroso viver essa experiência. Eu estava sem ideias no início, mas a turma ajudou. Trabalhamos em equipe. Foi uma emoção muito boa”, comentou a estudante Keli Regiane Pires de Morais.

O diretor do SESI, Giovane Honorato de Carvalho, elogiou o projeto. “Através da leitura podemos imaginar lugares onde nunca fomos. A educação é transformadora, desenvolve a habilidade e a sensibilidade. Este livro fez isso, desenvolveu a sensibilidade, com o olhar de vocês sobre as belezas do Alto Vale do Itajaí. Fica agora o desafio para produzirem a segunda edição”, sugeriu Giovane.

No final, os alunos autografaram o livro para os familiares. O material também será apresentado no dia 20 de outubro, durante o torneio de robótica FIRST LEGO League, no SESI de Rio do Sul.
 

Com informações da assessoria de imprensa regional da FIESC


Assessoria de Imprensa
Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina
48 | 3231 4244
imprensa@fiesc.com.br 
 

Indústria News

Inscreva-se e receba diariamente as atualizações da indústria de Santa Catarina.
Confira edições anteriores.

Receber por e-mail

Receber no WhatsApp

Receber no LinkedIn