Eu voluntário: conheça iniciativas da FIESC e saiba como participar

Programa conecta pessoas dispostas a ajudar às necessidades das comunidades onde o SESI e SENAI estão inseridos; mais de 300 voluntários participaram das 20 ações promovidas ao longo de 2021

Florianópolis, 6.12.2021 - Cartas para idosos, confecção de roupas, contação de histórias são algumas das ações que voluntários de todo o estado vêm realizando por meio do programa Eu Voluntário, conduzido pela Federação das Indústrias (FIESC). Mais de 300 pessoas participaram das 20 ações promovidas ao longo de 2021. Neste domingo, dia 5, foi o dia internacional do voluntário, instituído pelas Nações Unidas em 1985.

>> Quer participar do programa Eu Voluntário? Acesse e confira as ações.

Na Grande Florianópolis e no Vale do Itajaí, 235 voluntários escreveram cartas para mais de cem idosos que moram em instituições de acolhimento em um movimento para minimizar os efeitos do isolamento na pandemia. Já em São Lourenço do Oeste, alunos da aprendizagem industrial do curso de costureiro industrial e alunos do curso de qualificação em costura básica confeccionaram pijamas para os idosos do Centro de Apoio ao Idoso com materiais doados pelas indústrias têxteis da região.

Em Jaraguá do Sul, haitianos que moram na região estão sendo capacitados pelo SENAI em cursos de corte e costura gratuitos, numa parceria com o Rotary Club local.

Em Três Barras, no Planalto Norte, 70 voluntários participaram da arrecadação de livros e da contação de histórias para crianças que vivem na casa de acolhimento Lar Aprisco.

A nutricionista Paula Cristina Dalla Lana, do Sesi de Joaçaba, fez uma oficina de nutrição nos serviços de acolhimento de Capinzal e Catanduvas. Foi nessa oportunidade que conheceu os acolhidos, se encantou e decidiu realizar uma ação solidária junto com o companheiro, o barbeiro Kaue Kokowise.

Recentemente, o profissional fechou as portas do seu salão para cortar gratuitamente o cabelo de todas as crianças e adolescentes que vivem no serviço de acolhimento de Catanduvas. Oficinas de nutrição também ocorreram em casas de acolhimento de Xanxerê, conduzidas por nutricionistas do SESI.

O Eu Voluntário é o programa de voluntariado da FIESC que tem como propósito contribuir para o desenvolvimento social e econômico de Santa Catarina, conectando pessoas dispostas a ajudar às necessidades das comunidades onde o SESI e SENAI estão inseridos, por meio de uma rede de parceiros e voluntários.

Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina - FIESC