Pular para o conteúdo principal

Quer receber nosso conteúdo exclusivo? Inscreva-se!

Estudantes do SESI Criciúma disputam Olimpíada Nacional de Robótica

Competição será realizada em Curitiba de 7 a 11 de novembro

Florianópolis, 6.11.2017 – Estudantes da escola do SESI, em Criciúma, participam nesta semana (de 7 a 11 de novembro) da etapa nacional da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR). A equipe, composta pelos estudantes Kevin Ghisi, Leonardo de Luca, João Vitor Gonçalves e Arthur Formanski, venceu a etapa estadual realizada em Blumenau no mês de agosto. Eles representarão Santa Catarina no nível 1 (ensino fundamental – do 1º ao 9º ano) da fase nacional. A competição será realizada no Centro de Convenções da FIEP. O SESI é uma das entidades que integra a FIESC.

 

Diferente do torneio First Lego League (FLL), a OBR não possui um tema de pesquisa. O cenário da competição simula um ambiente de desastre onde o resgate de vítimas precisa ser feito por robôs autônomos para cumprir a missão. Eles devem seguir uma trilha cheia de obstáculos e desafios. O robô precisa ser ágil para superar terreno hostil (redutores de velocidade) sem ficar preso; atravessar terrenos desconhecidos (gaps na linha) onde a trilha não pode ser reconhecida; desviar de escombros (obstáculos) e subir montanhas (rampa) para conseguir salvar a vítima, transportando-a para uma área segura.

 

“Eles estão treinando diariamente cerca de 4 horas. É uma competição muito importante. Nesse torneio o trabalho em equipe e muito valorizado e vivenciado na prática. Além disso, há também o ganho técnico na área de programação e desenvolvimento pessoal de cada um”, explica o professor da disciplina de Educação Tecnológica do SESI de Criciúma, Cleber José Marinho Júnior. “Eles até podem seguir uma boa carreira em áreas técnicas como engenharia e desenvolvimento de tecnologias”, sugere.

 

A OBR tem o objetivo de estimular os jovens a conhecerem as carreiras científico-tecnológicas, identificar talentos e promover debates sobre atualizações na educação brasileira. Ela é dividida em etapas teóricas e práticas. As atividades são adequadas tanto ao público iniciante, quanto aos que já possuem boas noções sobre a robótica educacional. A competição é uma iniciativa do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), por meio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), do Ministério da Educação (MEC) e, também, da Fundação Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

 

 

Assessoria de Imprensa

Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina

Indústria News

Inscreva-se e receba diariamente as atualizações da indústria de Santa Catarina.
Confira edições anteriores.

Receber por e-mail

Receber no WhatsApp

Receber no LinkedIn