Pular para o conteúdo principal

Quer receber nosso conteúdo exclusivo? Inscreva-se!

Integração entre família e escola faz a diferença na aprendizagem das crianças

Escola S realiza ações mensais para reflexão e aprendizado sobre educação e melhor forma de atuação dos pais e/ou responsáveis junto aos estudantes

Florianópolis, 26.5.2021 – Pesquisas revelam que estar presente na vida escolar dos filhos é muito importante para o processo de aprendizagem, seja no acompanhamento das atividades diárias dos estudantes, ou mesmo em ações de integração na escola. Como neste momento reuniões no ambiente escolar estão limitadas, a opção encontrada pela Escola S, SESI de Santa Catarina, foi o meio virtual, as famosas lives. Nesta quinta-feira (27) às 19h será realizado o primeiro encontro do projeto de Escola de Pais, com o tema Conexão neural na infância e o abandono intelectual.

“Entendendo que a educação de qualidade perpassa pelo contexto familiar e pela participação efetiva dos pais e/ou responsáveis na vida de nossos estudantes, o projeto pretende promover momentos de trocas entre especialistas e familiares, com intuito de melhorar os acompanhamentos e interações, que consequentemente, elevam os estímulos e desenvolvimento cognitivo e social. As ações conjuntas contribuem de forma profusa para as conquistas de melhores resultados, condições e rendimento dos estudantes”, destaca o diretor de Educação e Tecnologia, Fabrizio Machado Pereira.

O projeto Escola de Pais, da Educação Básica da Escola S prevê, por meio de consultoria especializada, um ciclo de palestras e mentorias organizadas mensalmente por temas e modalidades. Os encontros são para pais de alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental e Médio. “Queremos alcançar o maior número possível de familiares e responsáveis pelos educandos, proporcionando momentos de reflexão, aprendizado e práticas acerca da educação”, explica Pereira.

A iniciativa é uma parceria entre a Escola S e a CRINO, Hub Internacional de Criatividade e Inovação, que busca por meio da neurociência pragmática e da atitude criativa direcionada para inovação contribuir de forma eficaz com o solucionar dos desafios que o contexto educacional enfrenta e enfrentará nos próximos anos.

“Zeitgeist é uma expressão de origem alemã, refere-se ao clima intelectual e cultural associado a uma determinada época da história humana, em sua origem associa-se aos que entendiam um período histórico como quase dotado de caráter. É exatamente isso que estamos vivendo no contexto educacional, um Zeitgeist da Educação. Raros foram os momentos na história onde uma participação massiva da família junta à educação de seus filhos foi tão demandada. Este projeto vem exatamente de encontro a esse desafio presente no seio das famílias, por isso querem juntos potencializar o desenvolvimento cognitivo das crianças e os preparar para as novas oportunidades que se apresentam, seja no contexto nacional ou internacional”, destaca o CEO da CRINO, Anderson Rauber. 

Projeto Escola de Pais
Todas as palestras têm a duração de 45 minutos com mais 15 minutos de interação, podendo se estender até 1h30. Temas previstos para as lives:
Conexão neural na infância e o abandono intelectual.
Educando para o mundo: Prepare seus filhos para uma vida globalizada.
Neurociência aplicada ao desenvolvimento de bons hábitos em família.
Pais potencializando o empreendedorismo em seus filhos.
O mundo do trabalho de hoje não será o mesmo em 10 anos: Prepare seu filho para as oportunidades.
Alimentação criativa para o aumento de desempenho.
Desenvolvendo a oratória da infância à adolescência.
Educação financeira na infância e na adolescência: Um fator estruturante para a vida.
Exercícios neurais para a alta performance cognitiva.

 A inscrição deve ser feita a cada palestra, via formulário do google forms, pois as vagas são limitadas. Mais informações na Coordenação da sua escola.

Assessoria de Imprensa
Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina

Notícias relacionadas

Indústria News

Inscreva-se e receba diariamente por e-mail as atualizações da indústria de Santa Catarina.
Confira edições anteriores.