Para elevar o letramento científico, fundamental à inovação das empresas brasileiras, o SESI desenvolveu o SESI Ciências, oferecido a crianças, jovens e adultos de Santa Catarina. 

itinerante sesi cienciasO SESI Ciências Itinerante permite aos participantes descobrir e experimentar diversos aspectos da ciência e da tecnologia, a partir de um conjunto de atividades interativas sobre temas relevantes para a sociedade e para a indústria. Em unidades móveis didáticas disponíveis para todo o estado, o participante interage com artefatos científicos, manuseia kits de materiais experimentais, dentre outras ações que lhe despertem a curiosidade, o interesse pelas relações causais e que promovam sua aproximação com a ciência presente no cotidiano.

As séries ‘Descobrindo a Ciência’ e ‘Explorando a Ciência’ integram módulos itinerantes organizados em três temas:


Todos eles envolvem desafios e atividades práticas, e apostam na experimentação, no diálogo e na colaboração como ferramentas para apropriação dos conhecimentos.

Ao inserir conhecimento científico e confiável como meio de exploração de conceitos e de implicações sociais e econômicas associados aos temas, os conteúdos dos módulos possibilitam aos estudantes desenvolver competências e ampliar sua visão de mundo. Eles podem ser adaptados a diferentes espaços e tempos da sociedade, como empresas, escolas e outras instituições.

sesi ciencias

 ‘Descobrindo a Ciência’ e ‘Explorando a Ciência permitem a realização de diferentes experimentos científicos, o compartilhamento de seus resultados no grupo e a interação com artefatos, simuladores, jogos e aplicativos científicos organizados a partir de um dos temas organizadores:

Descobrindo a Ciência - Luz, Ciência e Vida – 1h

luz, ciencia e vida O módulo Luz, Ciência e Vida busca estimular espírito investigativo, inventivo e criativo ao estimular o pensamento científico nas múltiplas esferas da sociedade a partir do diálogo e da interação com fenômenos de diferentes naturezas. Aqui o participante é desafiado a explorar situações e experiências concretas e encontrar vínculos com situações do seu dia a dia. Este módulo é constituído por dois espaços distintos, mas muito importantes para uma experiência exploratória significativa. 

O ambiente interno da estrutura itinerante possui artefatos e suportes de mídia que visam despertar o olhar dos visitantes e permitem o contato com o tema por diferentes perspectivas interativas. 

No ambiente externo, os participantes podem descobrir a ciência a partir de simulações, jogos e atividades experimentais de construção ou de exploração de montagens simples, vinculadas a diferentes assuntos da ciência, todos aplicáveis em produtos e processos da indústria ou do cotidiano.

Explorando a Ciência – Eletricidade: Se Liga Aí! - 4h 

eletricidadeNeste módulo da série Explorando a Ciência, o participante é convidado a explorar diversos fenômenos elétricos e magnéticos, sua aplicação em dispositivos usados no dia a dia (como eletrodomésticos), bem como em novas tecnologias. Os participantes poderão pesquisar sobre aplicações tecnológicas, montar e desmontar eletrodomésticos, criar experiências e testá-las. A produção, a transmissão e o consumo de energia elétrica, e suas transformações, são assuntos que permeiam todas as atividades.

São fornecidas ferramentas, instrumentos de medida, materiais permanentes e de consumo para a realização das atividades.
Além de explorar os fenômenos, os participantes são convidados a expor suas descobertas aos demais colegas, para que todos tenham a oportunidade de ampliar seus conhecimentos. 

Explorando a Ciência - Que som é esse? 

1h (Ensino Fundamental I) ou 4h  (para Ensino Fundamental II, Ensino Médio, Educação de Jovens e Adultos, e público em geral)

Da série Explorando a Ciência, este módulo convida o participante a explorar fenômenos sonoros e suas consequências para a saúde a partir de um jogo de tabuleiro. O jogo também incita o debate e a reflexão, ao apresentar situações enfrentadas no dia a dia em que os participantes devem fazer escolhas mais ou menos saudáveis e assumir as consequências das escolhas. 

Conhecer o comportamento do som e do sistema auditivo, os efeitos da exposição a sons e ruídos dos ambientes, e as consequências sociais ligadas a esses fenômenos pode ajudá-lo a manter a saúde auditiva. Pessoas expostas a sons e ruídos, quando em excesso ou não devidamente protegidas, acabam prejudicando sua saúde, suas relações sociais, e o próprio desempenho para realizar tarefas em casa ou no trabalho.

Além do jogo, os participantes são desafiados a completar enigmas associados a um conjunto de atividades apresentadas sob a forma de pistas ou de descobertas a serem realizadas durante o seu desenrolar. O desenvolvimento dos desafios, também chamados de ‘cenários’, envolvem atividades práticas e experimentais, avaliação de situações cotidianas, e criação de uma “história sonora”. 

Este módulo também é adaptado para atender crianças da educação infantil e do ensino fundamental. Nesta proposta, as crianças se comportam como detetives do som. A partir de atividades práticas, diálogos e realização de experiências simples, elas são levadas a investigar a relação entre o som e as características de objetos comumente encontrados em nosso cotidiano. 

Entre em contato

 

 

Entre em contato

Tire dúvidas, envie sugestões e reclamações

Fale conosco