Pular para o conteúdo principal

Quer receber nosso conteúdo exclusivo? Inscreva-se!

Formação Jovens Líderes

Compartilhar:

O mercado está em constante movimento e, a cada instante, surgem novos protagonistas.

Com o Programa Jovens Líderes, o SESI/SC busca ampliar as habilidades comportamentais e de negócios dessas lideranças do futuro, fomentando o associativismo e fortalecendo o sistema de representação das nossas indústrias, para desenvolver ainda mais as nossas regiões.
 

TEMAS DO PROGRAMA

Gestão de pessoas

Desenvolva a sua capacidade de relacionamento diante dos desafios na gestão de pessoas, reconhecendo o seu próprio perfil psicológico e o impacto das suas atitudes no ambiente organizacional.

Performance esperada: atuar como um líder que motiva, inspira e engaja pessoas, através da autoconsciência e da identificação das diferentes necessidades de suas equipes, contribuindo para a retenção de talentos na empresa.  

Conhecimentos, Habilidades e Atitudes: autoconhecimento, autoconfiança, empatia, escuta ativa e feedback.

Gestão do negócio

Performance esperada: tomar decisões sobre o negócio de forma assertiva, utilizando os conhecimentos básicos de administração, finanças e mercado. 

Conhecimentos, Habilidades e Atitudes: macroeconomia e tendências, administração geral, finanças, mercado, capacidade de analisar cenários, análise de dados e tomada de decisão.
 

Atitude empreendedora e inovação

Aprenda a pensar estrategicamente e a planejar o seu negócio a médio e longo prazo, observando, questionando e encontrando novas alternativas para atuar em diferentes frentes.

Performance esperada: escolher possibilidades viáveis sobre o futuro do negócio, aplicando habilidades e atitudes relacionadas à inovação e ao empreendedorismo. 

Conhecimentos, Habilidades e Atitudes: curiosidade, dedicação, persistência, capacidade de observar cenários, questionar o status atual, fazer perguntas e conexões, visão global.
 

Cooperação empresarial e associativismo

Compreenda a necessidade de atuar em rede, cooperar com outras empresas e definir estratégias e planos de forma integrada, preparando-se para enfrentar as adversidades burocráticas e se posicionar de forma competitiva no mercado global. 

Performance esperada: trabalhar de forma associativa e colaborativa na formulação e implementação de estratégias que melhorem a competitividade global das empresas da rede.
 

Conhecimentos, Habilidades e Atitudes: associativismo empresarial, cooperação, estratégia competitiva e competitividade global.

 

METODOLOGIA

Para alcançar os objetivos de aprendizagem, o Programa Jovens Líderes aplica a Metodologia 70/20/10, um modelo de aprendizado que conecta o desenvolvimento das pessoas ao ambiente de trabalho, priorizando a aplicação prática dos conhecimentos na rotina diária.

Metodologia


 

PAPÉIS E RESPONSABILIDADES

O Programa possui essência colaborativa, envolvendo quatro grandes agentes: o SESI/SC, o patrocinador, os participantes e os fornecedores, todos com papéis e responsabilidades especificas no processo de aprendizado e mensuração dos resultados.

SESI: operacionalizar as experiências de aprendizagem com equipe própria e parceiros; alinhar e acompanhar os fornecedores; dar suporte à performance dos participantes e patrocinadores.

Patrocinador: convidar os participantes para o projeto; acompanhar a transferência do aprendizado com as atividades on the job; realizar feedback;

Participantes: participar das experiências de aprendizagem presenciais, a distância e on the job; transferir o aprendizado para a prática; reportar ao Patrocinador seu aprendizado e aplicabilidade; realizar feedback.

Fornecedores: operacionalizar as experiências de aprendizagem, conforme orientação metodológica; definir atividades de aplicação prática após os encontros presenciais; oferecer suporte aos participantes; apoiar na evidência de resultados.

CRONOGRAMA

linha do tempo

 

PROFESSORES

PROF JONASJonas Berger

  • Administrador, Especialista em Marketing - UFRGS e Mestre em Administração – PPGA/UFSC;
  • Personal Coach pela Sociedade Brasileira de Coaching, Executive Coach pela SBCoaching;
  • Certificado pela consultoria americana Myers Briggs Internacional para aplicação do MBTI;
  • Palestrante e facilitador com mais de 20 anos de atuação;
  • Especialista em Liderança Situacional, pela The Ken Blanchard  Companies;
  • Especialista em Design de Aprendizagem, Metodologia Trahentem Design Canvas;
  • Especialista em Maker Experience, pela Stanford University, Palo Alto, Califórnia, USA
  • Consultor Corporativo SESI – Sistema FIESC;
  • Ao longo de sua carreira ajudou empresas como Natura, Dateli, Spoleto, Seara, Parati, Kellog’s, Gran Mestri, Ecofrigo, Dass, Serpil, Casaredo, Sollos, Ponto Frio, Tim, a desenvolver líderes, ins(pirar) e engajar equipes;
  • Atualmente, atua como consultor e facilitador de competências comportamentais de liderança pelo SESI/FIESC, nos programas PDL e MASTER LIDERANÇA;
  • Em 2015 e 2019 já contribuiu para a ampliação de consciência de mais de 5.000 líderes em todo o Brasil, envolvidos em mais de 100 organizações;
     

PROF LEONARDOLeonardo Costa

  • Mestre em Administração pela UNIVALI e Especialista em Engenharia de Produção e Gestão Estratégia pela UFSC, com 20 anos de experiência em administração de empresas;
  • Atuou em cursos de MBA, no gerenciamento do Núcleo de Consultoria Empresarial no SENAI/SC e em Projetos de implantação de programas de Melhoria de Produtividade, Gestão Estratégica, Gestão da Inovação,  e Desenvolvimento Gerencial em empresas como Digitro, Votorantim Metais, Duas Rodas Industrial, Correios, CNI, Departamento Nacional do SESI, Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico e Sustentável de Santa Catarina;
  • Consultor Líder em Programas da FNQ, MCE, Projetos de Reestruturação de Empresas, Implantação de Estruturas de Governança, Sistemas de Gestão e Qualidade; Programas de Gestão Estratégica com ênfase no Balanced Scorecard e Inovação de Valor;
  • Atualmente  é  Gerente de Desenvolvimento Institucional e Associativo da FIESC e Diretor Técnico do Movimento Catarinense de Excelência.

 

PROF VICENTEVicente Sevilha Junior 

  • Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade São Francisco, especializado em Política e Estratégia pela Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra;
  • especialista em Negócios de Alto Crescimento pela Faculdade Babson College – Boston – Estados Unidos e Mestre em Gestão da Qualidade pelo Latin American Quality Institute;
  • Empresário de contabilidade, fundou a Sevilha Contabilidade e a Sevilha Franquias;
  • Ganhador do prêmio Top Empreendedor pela revista Top Of Businees;
  • Medalha do Mérito Profissional em Ciências Contábeis pela Academia Brasileira de Cultura;
  • Prêmio Estadão Pequenas e Médias Empresas, pelo Jornal o Estado de São Paulo;
  • Best Brazilian Tax Consultant pela publicação inglesa World Finance;
  • Finalista do prêmio Isto É: As Empresas Mais Conscientes do Brasil. Autor do livro “Assim Nasce Uma Empresa”;
  •  Consultor da Confederação Nacional da Indústria e palestrante.
     

 

faça sua inscrição

 

 

 

 

 

 

Indústria News

Inscreva-se e receba diariamente por e-mail as atualizações da indústria de Santa Catarina.
Confira edições anteriores.