Pular para o conteúdo principal

Quer receber nosso conteúdo exclusivo? Inscreva-se!

SESI lança aplicativo para assessorar micros e pequenas indústrias em SST

Desenvolvido a partir do Edital SENAI SESI de Inovação, projeto auxilia indústrias que não têm equipes de segurança e saúde no trabalho

Florianópolis, 27.2.2015 – Um aplicativo que avalia as condições do ambiente de trabalho e oferece diagnóstico será implementado para assessorar micros e pequenas indústrias catarinenses. A iniciativa, desenvolvida pelo SESI, entidade da FIESC, a partir do Edital SENAI SESI de Inovação, foi apresentada a industriais nesta sexta (27), durante a reunião de diretoria da FIESC. Além de oferecer levantamento, o aplicativo aponta possíveis multas que podem ser aplicadas durante fiscalização do Ministério do Trabalho.

Inicialmente, o produto será oferecido às empresas do Vale do Itajaí e do Itajaí Mirim. De acordo com a engenheira do trabalho do SESI, Sybele da Cruz, o aplicativo, que pode ser acessado a partir de um tablet, apresenta diagnóstico instantâneo e auxilia as indústrias a elencar as prioridades de ação para tornar o ambiente de trabalho mais seguro e saudável. “Identificamos que a principal carência dessas indústrias é a de especialistas em SST. Além disso, elas precisam de assistência para interpretar a legislação e conhecer as suas necessidades”, explica.

A atual legislação desobriga micros e pequenas empresas a constituir equipe de SST, no entanto, a implementação de ações como esta diminuem os acidentes de trabalho e, consequentemente, reduz as faltas ao trabalho, trazendo maior competitividade para as indústrias, reduzindo custos e aumentando a produtividade.

Sybele falou ainda de outros quatro projetos apresentados no Congresso Internacional de SST da Alemanha: o Índice de Qualidade de Vida do Trabalhador da Indústria, jogos educativos para uma alimentação mais saudável, ergonomia de conscientização e o inventário de clima, que é inédito no Brasil. Ele foi elaborado pelo SESI e consiste em questionários com pequenas e médias lideranças, identificando como o trabalhador percebe as questões de segurança e saúde no trabalho.

Trabalho seguro

Outra iniciativa desenvolvida pelo SESI para promover ambientes de trabalho mais seguros é o projeto Plataforma Móvel de Desenvolvimento Coletivo. O projeto consiste em games que duram em média 10 minutos e são jogados em grupos, nos quais os participantes compartilham ideias e experiências. As equipes são desafiadas a identificar falhas e procedimentos corretos durante uma experiência interativa. A cada tomada de decisão todos os integrantes do grupo precisam chegar a um consenso. Só assim o jogo avança. Clique aqui para saber mais sobre esse projeto.

 

 

Elida Hack Ruivo
Assessoria de Imprensa da FIESC
48 3231-4244 | 48 9176-2505
elida.ruivo@fiesc.com.br

Indústria News

Inscreva-se e receba diariamente por e-mail as atualizações da indústria de Santa Catarina.
Confira edições anteriores.