Com apoio do SESI/SC, trabalhadores perdem peso

Por meio do Programa Atenção Nutricional, colaboradores da Celesc adotaram vida mais saudável. Ação visou à garantia da segurança no trabalho desempenhado por eletricistas

Florianópolis, 15.05.2015 – Um total de 526,9 quilos e 7,5 metros de circunferência abdominal. Esses foram o peso e a medida eliminados por um grupo de 358 trabalhadores da Celesc que, por dois anos, participou do programa Atenção Nutricional, desenvolvido pelo SESI/SC, entidade da FIESC. A iniciativa objetiva estimular os trabalhadores da indústria a desenvolverem um estilo de vida mais saudável, por meio da mudança dos hábitos alimentares.

"Esse é um dos programas internos especialmente desenhados para atender ao nosso conjunto de valores corporativos, em particular a segurança e a valorização das pessoas. Os resultados obtidos atestam o entendimento dos empregados sobre a estreita relação existente entre a segurança e a qualidade de vida. São números importantes que mostram o sucesso da ação e, é claro, vão gerar desdobramentos", afirma o presidente da Celesc, Cleverson Siewert.

O Atenção Nutricional passou a ser oferecido na Celesc, pois alguns trabalhadores estavam impossibilitados de executar atividades em altura. “Eles excediam o peso considerado seguro para o uso dos equipamentos de proteção. A saúde e segurança dos nossos trabalhadores são essenciais para nossa empresa, por isso resolvemos selecionar essas pessoas e encaminhá-las ao programa”, explica o chefe do Departamento de Gestão de Pessoas da Celesc, Guilherme Silveira Correia.

O programa, iniciado em 2012, foi oferecido para todos os trabalhadores. O Atendimento individualizado priorizou os eletricistas, mas em 2014 também foi estendido para todos. “Uma pesquisa feita pelo SESI detectou que os empregados precisavam rever seus hábitos alimentares. Por isso a ação contou com orientação nutricional individualizada”, diz a assistente social da Divisão de Segurança do Trabalho, Saúde e Bem-Estar do Celesc, Maristela Sales.

O eletricista Marcos Antonio Pegoraro, de Joaçaba, chegou a pesar 108 quilos. Após participar do programa, eliminou 19,7 quilos e 17 cm de circunferência abdominal em sete meses. Hoje, mantém regularidade na alimentação, realiza seis refeições diárias, compostas por frutas, verduras e alimentos integrais. Além disso, reduziu drasticamente a ingestão de frituras, refrigerantes e alimentos industrializados.

Pesquisa da Vigitel, realizada pelo Ministério da Saúde e divulgada no último mês de abril, revelou que 52,5% dos brasileiros estão acima do peso e 17,9% da população está obesa. “Esta é uma estatística preocupante. Precisamos incentivar nas pessoas a busca por um estilo de vida ativo e saudável para garantirmos a produtividade dos trabalhadores e a competitividade da indústria”, destaca o gerente da área de Qualidade de Vida do SESI, Jackes Heck, lembrando ainda que, segundo a Vigitel, o excesso de peso é maior entre os homens, na faixa etária de 35 a 64 anos.

O programa Atenção Nutricional busca por meio da educação nutricional a melhora da qualidade de vida do trabalhador e o crescimento da Indústria por meio da redução do absenteísmo e aumento da produtividade. No ano de 2014, o programa Atenção Nutricional atendeu cerca de 1,8 mil trabalhadores no Estado, totalizando uma redução de peso de 3.384 quilos e eliminação de 4,6 metros de circunferência abdominal.

Evento Mundial de Saúde

Para discutir a promoção da saúde e a qualidade de vida no trabalho, começa nesta segunda (18), em Florianópolis, a terceira edição do Global Healthy Workplace Awards and Summit. Durante dois dias, as maiores autoridades mundiais em saúde no trabalho se reunirão no Costão do Santinho para premiar as iniciativas empresariais que melhor promovem a qualidade de vida do trabalhador. Com mais de 150 participantes de 50 países, o evento terá também apresentações e painéis sobre temas como a promoção da saúde em mercados emergentes, o retorno dos investimentos feitos em ambientes de trabalho e o futuro do trabalho e seu impacto no bem-estar.

Entre as companhias finalistas estão empresas como Chevron, Unilever e GlaxoSmithKline. O encontro será realizado em parceria entre o SESI/SC, entidade da FIESC, e o Global Centre for Healthy Workplaces. As empresas vencedoras em cada categoria serão anunciadas no final do evento.

O evento será transmitido ao vivo pela internet. Para mais informações sobre a programação, acesse www.globalhealthyworkplace.org/summit-florianopolis-2015.html

Assessoria de Imprensa – FIESC
48 3231-4671 / 8421-4224