Campanha de prevenção ao diabetes rende prêmio para o SESI/SC

Ações destacaram o autocuidado e a prevenção dos agravos do diabetes, além de estimular um estilo de vida ativo e saudável

Florianópolis, 22.08.2014 - O SESI/SC, entidade da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), recebeu nesta quinta-feira (21) o prêmio Empresa Cidadã 2014, concedido pela Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing de Santa Catarina (ADVB/SC). A campanha de prevenção ao diabetes, que venceu na categoria participação comunitária, teve como objetivo informar e conscientizar a população sobre a doença por meio de ações que destacaram o autocuidado e a prevenção dos agravos do diabetes, além de estimular um estilo de vida ativo e saudável.

"O diabetes traz sérias complicações para a saúde. Um levantamento como este pode servir de referência e subsídio na definição de políticas públicas para a prevenção de doenças crônicas não-transmissíveis, bem como de programas e projetos de promoção de saúde e qualidade de vida, nos âmbitos comunitário e empresarial", destaca o superintendente do SESI/SC, Fabrízio Machado Pereira. A ação, realizada em 2013, avaliou mais de 12,6 mil pessoas, foi realizada em 134 indústrias e 74 farmácias do SESI/SC, espalhadas em 37 municípios de Santa Catarina.

A pesquisa, realizada pelo SESI Farmácia, apontou que 6% do total de pessoas informaram possuir diagnóstico médico de diabetes. Dos não diabéticos referidos e, cujo teste de glicemia acusou alteração, 11% têm um risco alto ou muito alto de desenvolver diabetes nos próximos 10 anos. Além disso, o levantamento também mostrou que 67,8% das pessoas estão sedentárias, 50,9% estão com sobrepeso ou obesidade, 11,9% são fumantes e 42,3% ingerem, diariamente, frituras e alimentos muito gordurosos. "Hábitos como esses favorecem o desenvolvimento de doenças crônicas não-transmissíveis, como o diabetes. Precisamos incentivar as pessoas a buscarem comportamentos saudáveis, tanto dentro quanto fora do ambiente de trabalho, para que continuem produtivas e tenham mais qualidade de vida", diz o gerente das farmácias do SESI/SC, Marco Goetten. A entidade ainda ofereceu orientações sobre alimentação saudável, controle do peso e da pressão arterial, e os malefícios do sedentarismo e do tabagismo.

O prêmio

A certificação valoriza iniciativas de empresas e instituições catarinenses nas áreas de preservação ambiental, participação comunitária e desenvolvimento cultural. O prêmio Empresa Cidadã está em sua 16ª edição. Os cases foram avaliados de 03 a 18 de julho por comissão julgadora formada por membros da Escola Superior de Propaganda e Marketing da região Sul (ESPM-Sul). A solenidade de entrega ocorre na Pousada Rural do SESC, em Lages.

Miriane Campos
Assessoria de Imprensa da FIESC