O mercado está em constante movimento e, a cada instante, surgem novos protagonistas.

Com o Programa Jovens Líderes, o SESI/SC busca ampliar as habilidades comportamentais e de negócios dessas lideranças do futuro, fomentando o associativismo e fortalecendo o sistema de representação das nossas indústrias, para desenvolver ainda mais as nossas regiões.

 

TEMAS DO PROGRAMA

 

Gestão de pessoas

Desenvolva a sua capacidade de relacionamento diante dos desafios na gestão de pessoas, reconhecendo o seu próprio perfil psicológico e o impacto das suas atitudes no ambiente organizacional.

Performance esperada: atuar como um líder que motiva, inspira e engaja pessoas, através da autoconsciência e da identificação das diferentes necessidades de suas equipes, contribuindo para a retenção de talentos na empresa.  

Conhecimentos, Habilidades e Atitudes: autoconhecimento, autoconfiança, empatia, escuta ativa e feedback.

 

Gestão do negócio

Performance esperada: tomar decisões sobre o negócio de forma assertiva, utilizando os conhecimentos básicos de administração, finanças e mercado. 

Conhecimentos, Habilidades e Atitudes: macroeconomia e tendências, administração geral, finanças, mercado, capacidade de analisar cenários, análise de dados e tomada de decisão.
 

Atitude empreendedora e inovação

Aprenda a pensar estrategicamente e a planejar o seu negócio a médio e longo prazo, observando, questionando e encontrando novas alternativas para atuar em diferentes frentes.

Performance esperada: escolher possibilidades viáveis sobre o futuro do negócio, aplicando habilidades e atitudes relacionadas à inovação e ao empreendedorismo. 

Conhecimentos, Habilidades e Atitudes: curiosidade, dedicação, persistência, capacidade de observar cenários, questionar o status atual, fazer perguntas e conexões, visão global.
 

Cooperação empresarial e associativismo

Compreenda a necessidade de atuar em rede, cooperar com outras empresas e definir estratégias e planos de forma integrada, preparando-se para enfrentar as adversidades burocráticas e se posicionar de forma competitiva no mercado global. 

Performance esperada: trabalhar de forma associativa e colaborativa na formulação e implementação de estratégias que melhorem a competitividade global das empresas da rede.
 

Conhecimentos, Habilidades e Atitudes: associativismo empresarial, cooperação, estratégia competitiva e competitividade global.
 

 

METODOLOGIA

Para alcançar os objetivos de aprendizagem, o Programa Jovens Líderes aplica a Metodologia 70/20/10, um modelo de aprendizado que conecta o desenvolvimento das pessoas ao ambiente de trabalho, priorizando a aplicação prática dos conhecimentos na rotina diária.

 

PAPÉIS E RESPONSABILIDADES

O Programa possui essência colaborativa, envolvendo quatro grandes agentes: o SESI/SC, o patrocinador, os participantes e os fornecedores, todos com papéis e responsabilidades especificas no processo de aprendizado e mensuração dos resultados.

SESI: operacionalizar as experiências de aprendizagem com equipe própria e parceiros; alinhar e acompanhar os fornecedores; dar suporte à performance dos participantes e patrocinadores.

Patrocinador: convidar os participantes para o projeto; acompanhar a transferência do aprendizado com as atividades on the job; realizar feedback;

Participantes: participar das experiências de aprendizagem presenciais, a distância e on the job; transferir o aprendizado para a prática; reportar ao Patrocinador seu aprendizado e aplicabilidade; realizar feedback.

Fornecedores: operacionalizar as experiências de aprendizagem, conforme orientação metodológica; definir atividades de aplicação prática após os encontros presenciais; oferecer suporte aos participantes; apoiar na evidência de resultados.

CRONOGRAMA

 

 

Entre em contato

Tire dúvidas, envie sugestões e reclamações

Fale conosco