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 Educação Maker - O que é? 

A Educação Maker promove atividades ‘mão na massa’. Ela tem origem no Movimento Maker, que propõe uma vivência baseada na ideia de “faça você mesmo” (do inglês do it yourself), incentivando que as pessoas criem e executem seus próprios projetos.
Assim, o conceito também é aplicado na escola, onde o aluno aprende com uma nova postura: a de protagonista de seu próprio aprendizado. Centrada em um processo criativo estrategicamente organizado, a Educação Maker também estimula o ‘faça com os outros’ (do inglês, do with others). Sendo assim, essa perspectiva provoca ainda mais a vontade de aprender, pois dá poder às mãos do maker que pode produzir quase tudo...

 

 

Estudiosos da educação indicam que a cultura maker pode trazer grandes benefícios para o aprendizado. Afinal, quando aliada a processos educacionais (como habilidades curriculares), a cultura maker estimula a criatividade e a autonomia. Isso beneficia estudantes, professores e escolas, ao melhorar o nível de aprendizado e promover também o desenvolvimento de habilidades sociemocionais fundamentais para as profissões do futuro. 

 

Espaços de Educação Maker de SC

educação makerEducação Maker implica a reorganização do espaço físico, a inclusão de equipamentos e materiais tecnológicos, além de novos modos de atuação dos professores. 

A proposta educacional do SESI de Santa Catarina atua em seus Espaços de Educação Maker. Esses espaços são locais em que os estudantes encontram oportunidades de desenvolver competências linguísticas, matemáticas, científicas e tecnológicas a partir da experimentação como estratégia de desenvolvimento e apropriação de novos conceitos.

Esta estrutura dá suporte ao desenvolvimento de atividades em forma de projetos, protótipos, experimentos, entre outros.
Este processo permeia todos os níveis e modalidades educacionais ofertados pelo SESI, a saber: Educação Básica, incluindo modalidade EJA; e Educação Continuada na perspectiva de Educação de Contraturno  e Educação Corporativa.

Recursos Disponíveis nos Espaços de Educação Maker

As ferramentas de fabricação artesanais e/ou digitais disponíveis nos espaços de Educação Maker permitem aos estudantes dar vida às suas ideias. Com esses instrumentos, eles podem atuar como criadores e construtores de artefatos físicos e digitais, além de criar soluções customizadas para problemas reais, em contexto local, com suas próprias mãos. 

Digitais: cortadora a laser, impressora 3D, cortadora de tecidos, placas eletrônicas de prototipagem (Arduino e Raspberry Pi) e outras. 

Artesanais: furadeira de bancada, retíficas manuais, serra tico-tico, lixadeira, esmeriladeira e outras.

Outras: softwares open source para programação, para desenho e modelagem (2D e 3D) e para operação
 

Público

Crianças e jovens (de 7 a 17 anos) 

Oficinas e Atividades

A Educação Maker do SESI pratica a aprendizagem baseada em resolução de problemas e em projetos, com metodologias ativas que dão significado ao aprendizado, estimulam a pesquisa, o trabalho em equipe e a socialização do conhecimento, possibilitando aos estudantes o desenvolvimento das competências do século XXI*.

Com o acompanhamento e a orientação de facilitadores, as atividades são desenvolvidas em equipes visando alcançar os objetivos propostos dentro de um cronograma adequado aos projetos. 

Educação de Contraturno

Ensino não formal, com oficinas no contraturno escolar para crianças e jovens de 07 a 17 anos, 4 horas semanais, 1 vez por semana. Cursos:

Vem Fazer Comunicação & Mídias - 80h
Nas oficinas do Vem fazer Comunicação & Mídias, os projetos são voltados para o cinema, as artes cênicas e as novas ferramentas de comunicação digital. Conceitos sobre enquadramento, iluminação, trilha sonora, interpretação, figurinos, cenários e  muito mais que isto são postos em prática com muita criatividade e invenções!

Vem Fazer Tecnologia & Robótica - 80h
Nas oficinas do Vem fazer Tecnologia & Robótica, os estudantes aprendem a programar e dar vida a um robô e entender tudo sobre o funcionamento de um computador. As ideias são postas em prática usando Lego, Arduino, Raspberry Pi, impressora 3D e muita criatividade.

Vem Fazer Matemática - 80h
Nas oficinas do Vem fazer Matemática, os estudantes se dão conta de que a Matemática está em tudo e que pode ser aprendida de forma divertida, por meio da construção de games, do uso da impressora 3D e por meio de ricos aplicativos.

Vem Fazer Ciências - 80h
Nas oficinas do Vem fazer Ciências, os estudantes exploram conceitos científicos resolvendo questões comuns do cotidiano deles, como aquecimento térmico de um cômodo, entrada de luz natural em uma casa, etc.

Vem fazer Descobertas - 80h
 Nas oficinas do Vem Fazer Descobertas, que atendem a crianças de 07 a 10 anos, os estudantes têm oportunidade de experimentar atividades de cada uma das 4 grandes áreas para, posteriormente, aprofundar-se na área  com que mais se identificar.

Vem ser Maker - 80h
 As oficinas do Vem Ser Maker, para estudantes de 11 a 17 anos, oferecem a oportunidade de experimentar atividades de cada uma das 4 grandes áreas para, posteriormente, aprofundar-se na área  com que mais se identificar.

A Educação Maker do SESI incentiva o desenvolvimento de projetos a partir dos temas de maior interesse dos estudantes para serem apresentados na Feira das Descobertas e Invenções, ao final do curso, demonstração de criatividade, de fluência tecnológica, de propostas de soluções para questões de interesses da sociedade, da Indústria e de estudantes empreendedores.

*Competências do século 21 trabalhadas na Educação Maker
Autonomia, criatividade, colaboração, capacidade de solucionar problemas, fluência tecnológica, convívio com a diversidade, pensamento crítico, comunicação, inteligência emocional ,tomada de decisão.

 

#Vemfazer!

 

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