• Educação Maker - O que é?  

 

A Educação Maker promove atividades ‘mão na massa’. Ela tem origem no Movimento Maker, em que maker, do inglês, significa fazer e tem relação direta com a proposta ‘faça você mesmo’(do it yourself) promovendo que as pessoas criem objetos e executem seus projetos.

Assim, também, é na escola, onde o aluno apresenta uma nova postura: a de protagonista de seu próprio aprendizado. Centrada em um processo criativo estrategicamente organizado, a Educação também estimula o ‘faça com os outros’ (do with others). A Cultura Maker provoca ainda mais fortemente as pessoas, pois acredita que o poder das indústrias pode passar para as mãos do usuário final, o consumidor, que, sendo maker, pode produzir quase tudo...

Estudiosos de educação demonstram como a cultura maker pode melhorar a Educação. Além de estimular a criatividade e a autonomia, estas características do movimento maker e da cultura maker, quando aliadas a conteúdos e habilidades curriculares ou não curriculares, enfim, aos processos educacionais, podem beneficiar estudantes, professores e escolas, melhorando o nível de aprendizado e promovendo o desenvolvimento das habilidades socioemocionais, também necessárias no mundo do trabalho. 

Espaços de Educação Maker de SC

educação makerEducação Maker implica reorganização do espaço físico, inclusão de equipamentos e materiais tecnológicos, e novos modos de atuação dos professores.

A proposta educacional do SESI de Santa Catarina atua em seus Espaços de Educação Maker, local em que os estudantes encontram oportunidade de desenvolver competências linguísticas, matemáticas, científicas e tecnológicas, partindo da experimentação, como estratégia de desenvolvimento e apropriação de novos conceitos. Esta estrutura dá suporte ao desenvolvimento de atividades que assumem a forma de projetos, protótipos, experimentos, entre outros.

 Este processo permeia todos os níveis e modalidades educacionais ofertados pelo SESI, a saber: Educação Básica, incluindo modalidade EJA; e Educação Continuada na perspectiva de Educação de Contraturno  e Educação Corporativa.

Recursos Disponíveis nos Espaços de Educação Maker

As ferramentas de fabricação artesanais e/ou digitais disponíveis nos espaços de Educação Maker permitem aos estudantes dar vida às suas ideias. Com esses instrumentos, eles podem atuar como criadores e construtores de artefatos físicos e digitais, podem criar soluções customizadas para problemas reais, em contexto local, com suas próprias mãos. 
Digitais: cortadora a laser, impressora 3D, cortadora de tecidos, placas eletrônicas de prototipagem (Arduino e Raspberry Pi) e outras. 

Artesanais: furadeira de bancada, retíficas manuais, serra tico-tico, lixadeira, esmeriladeira e outras.

Outras: softwares open source para programação, para desenho e modelagem (2D e 3D) e para operação

Público

Crianças e jovens (de 7 a 17 anos) 

Oficinas e Atividades

A Educação Maker do SESI pratica a aprendizagem baseada em problemas e baseada em projetos, metodologias ativas que dão significado ao aprendizado, estimulam a pesquisa, o trabalho em equipe e a socialização do conhecimento, possibilitando aos estudantes o desenvolvimento das competências do século XXI*.

Com o acompanhamento e a orientação de facilitadores, as atividades são desenvolvidas em equipes visando alcançar os objetivos propostos dentro de um cronograma adequado aos projetos. 

Educação de Contraturno

Ensino não formal, com oficinas no contraturno escolar para crianças e jovens de 07 a 17 anos, 4 horas semanais, 1 vez por semana. Cursos:

Vem Fazer Comunicação & Mídias - 80h
Nas oficinas do Vem fazer Comunicação & Mídias, os projetos são voltados para o cinema, as artes cênicas e as novas ferramentas de comunicação digital. Conceitos sobre enquadramento, iluminação, trilha sonora, interpretação, figurinos, cenários e  muito mais que isto são postos em prática com muita criatividade e invenções!

Vem Fazer Tecnologia & Robótica - 80h
Nas oficinas do Vem fazer Tecnologia & Robótica, os estudantes aprendem a programar e dar vida a um robô e entender tudo sobre o funcionamento de um computador. As ideias são postas em prática usando Lego, Arduino, Raspberry Pi, impressora 3D e muita criatividade.

Vem Fazer Matemática - 80h
Nas oficinas do Vem fazer Matemática, os estudantes se dão conta de que a Matemática está em tudo e que pode ser aprendida de forma divertida, por meio da construção de games, do uso da impressora 3D e por meio de ricos aplicativos.

Vem Fazer Ciências - 80h
Nas oficinas do Vem fazer Ciências, os estudantes exploram conceitos científicos resolvendo questões comuns do cotidiano deles, como aquecimento térmico de um cômodo, entrada de luz natural em uma casa, etc.

Vem fazer Descobertas - 80h
 Nas oficinas do Vem Fazer Descobertas, que atendem a crianças de 07 a 10 anos, os estudantes têm oportunidade de experimentar atividades de cada uma das 4 grandes áreas para, posteriormente, aprofundar-se na área  com que mais se identificar.

Vem ser Maker - 80h
 As oficinas do Vem Ser Maker, para estudantes de 11 a 17 anos, oferecem a oportunidade de experimentar atividades de cada uma das 4 grandes áreas para, posteriormente, aprofundar-se na área  com que mais se identificar.

A Educação Maker do SESI incentiva o desenvolvimento de projetos a partir dos temas de maior interesse dos estudantes para serem apresentados na Feira das Descobertas e Invenções, ao final do curso, demonstração de criatividade, de fluência tecnológica, de propostas de soluções para questões de interesses da sociedade, da Indústria e de estudantes empreendedores.

*Competências do século 21 trabalhadas na Educação Maker
Autonomia, criatividade, colaboração, capacidade de solucionar problemas, fluência tecnológica, convívio com a diversidade, pensamento crítico, comunicação, inteligência emocional ,tomada de decisão.

Localização

Clique na cidade para fazer sua inscrição:

Entre em contato

Tire dúvidas, envie sugestões e reclamações

Fale conosco