Nossas crianças e jovens nasceram neste século.

Qual a função da Educação de Contraturno  na formação destes hiperconectados do século XXI ?

De acordo com várias estimativas, 65% das crianças que estão atualmente no início de sua vida escolar iniciarão sua vida profissional em cargos e funções de trabalho que ainda não existem. Alguns postos de trabalho desaparecerão e outros passarão a ser mais numerosos e procurados. Já em 2020, mais de um terço das competências hoje importantes estarão obsoletas. 

E agora?

Do que crianças e jovens precisam?

Com a mudança da sociedade e do perfil de comportamento dos estudantes, as formas tradicionais de ensino têm se mostrado cada vez mais defasadas e precisam dar lugar à inovação.

Para uma sociedade mais inventiva é preciso investir em propostas que potencializem o exercício da criatividade, a partir da combinação de várias abordagens com práticas e temáticas relacionadas, inclusive, ao trabalho e ao mercado. Este cenário favorece o surgimento de novas propostas educacionais, que possibilitem aos nossos estudantes ‘produzir quase tudo’.

A Educação Maker de contraturno foi pensada para o estudante que pretende se tornar capaz de resolver problemas reais do mundo contemporâneo.

atividade maker     maker mao na massa     makermaker atividade     


Para crianças e jovens de 7 a 17 anos, a Educação Maker do SESI oportuniza o desenvolvimento das competências cognitivas e não cognitivas, as chamadas habilidades socioemocionais, que capacitam os estudantes para transitar com fluidez e criatividade nesse cenário econômico, social e tecnológico em que vivemos, em transformação acelerada.

 

Um novo jeito de pensar, de aprender, de produzir e de cocriar soluções

Com atividades que valorizam o conceito STEAM,  união dos conceitos de ciências, tecnologia, engenharia,  matemática e artes (Science, Technology, Engineering, Arts and Math) e nos ricos Espaços de Educação Maker, nossos estudantes desenvolvem as competências do século XXI,   como  pensamento crítico, autonomia, criatividade, capacidade de trabalhar em equipe, de conviver com as diferenças,  capacidade de resolução de problemas complexos, colaboração, fluência tecnológica, tomada de decisão, inteligência emocional e comunicação.


Espaços que incorporam elementos  dos laboratórios de fabricação digital,ferramentas de fabricação manual e valores da cultura maker

A Educação Maker propõe ambientes de aprendizagem ativos, com atividades mão na massa, facilitadores que recorrem a pedagogias baseadas em investigação e estudantes que discutem, explicam e testam suas ideias, ensinando-se mutuamente e colaborando na resolução de problemas. 

Nos Espaços de Educação Maker, inspirados nas tendências contemporâneas, as atividades dinâmicas e divertidas, estimulantes e criativas, assumem a forma de projetos, protótipos, experimentos, para geração de novas ideias, que propiciam o desenvolvimento de habilidades emocionais para trabalhar coletivamente, e de competências conectadas às demandas da sociedade contemporânea.

percurso foguete

A tecnologia potencializa o processo de aprendizagem e o fazer

Na Educação Maker, o estudante se  apropria da tecnologia para dar existência real às suas ideias. Assim é capaz de aprender com base em seus interesses e de se apropriar de novos conhecimentos a partir da prática.

O estudante é um explorador da tecnologia

São impressoras 3D, cortadora a laser, placas eletrônicas de prototipagem, retíficas manuais, softwares open source para programação, para desenho e modelagem e para operação, drones, editores de vídeos, computadores modernos, arduinos e raspbery Pi, disponíveis nos espaços de Educação Maker, que auxiliam o estudante a  atuar como criadores e construtores de soluções customizadas para problemas reais, com suas próprias mãos.

entre texto

Modalidades de Contraturno SESI/SC

O estudante escolhe a sua área de atuação predileta e apropriada à sua idade, dentre as modalidades:

espaço educação maker        robotica        ciencias

 

Onde tem Educação de Contraturno do SESI/SC?

Veja onde encontrar Educação de Contraturno do SESI/SC:

Entre em contato

Tire dúvidas, envie sugestões e reclamações

Fale conosco