Pular para o conteúdo principal

Quer receber nosso conteúdo exclusivo? Inscreva-se!

Estudantes de Brusque e Joinville vencem torneio estadual de robótica

Equipes representarão Santa Catarina na etapa sul-brasileira que ocorre em Porto Alegre no mês de dezembro

Florianópolis, 11.11.2014 - Projetos desenvolvidos por estudantes de Brusque e Joinville foram selecionados para competir na etapa sul-brasileira do torneio de robótica First Lego League (FLL). O SESI é o organizador oficial da competição, promovida na sede da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), em Florianópolis. O torneio é realizado em parceria com o Grupo LEGO (Dinamarca) e a organização americana FIRST (For Inspiration and Recognition of Science and Technology). O anúncio dos vencedores nesta terça-feira (11) encerrou a fase estadual da competição que reuniu 60 estudantes catarinenses.

Na prática, o desafio desta edição foi demonstrar como os estudantes vislumbram a aprendizagem do futuro a partir de uma solução inovadora e apresentar seus projetos de pesquisa. Estudantes de 11 e 12 anos da equipe Tecnorreco, de Brusque, estão trabalhando no projeto de um aplicativo que substitua o caderno em papel. A ideia é que os alunos possam estudar as disciplinas de forma mais interativa. O próximo passo é buscar apoio de profissionais para construir a ferramenta. Por meio de jogos que já existem, os alunos da equipe BrusqueRob desenvolveram uma metodologia para facilitar o ensino de matemática para as crianças de séries iniciais. O projeto foi aplicado e rendeu bons resultados.

De Joinville vem o projeto de uma carteira informatizada, que promove a interação entre alunos e professores, criada pela equipe Team Legends. Já o grupo The guys from Lego, também de Joinville, criou uma sala de projeção com tecnologia leap motion, que captura os movimentos das mãos, o que facilitaria a execução das aulas. Usando peças de lego, os jovens participaram do desafio de criar um robô e foram avaliados pelo design mecânico, programação, estratégia e inovação utilizados no projeto, além dos valores éticos e profissionais. Durante esse processo, os participantes são estimulados a desenvolver o interesse pela ciência e tecnologia e a descobrir novas possibilidades de carreira.

O FLL é um programa internacional criado para despertar o interesse dos estudantes em temas como ciência e tecnologia dentro do ambiente escolar. O torneio é voltado para crianças e adolescentes de 9 a 16 anos. Cada grupo foi composto de no mínimo 4 e no máximo 10 participantes. As melhores equipes na etapa sul-brasileira se classificam para a nacional que será realizada em Brasília, em março de 2015. O vencedor desta fase garante vaga no World Festival que acontece nos Estados Unidos. A competição vai ser realizada em abril de 2015, na cidade de Saint Louis, no Estado do Missouri. O World Festival reúne os campeões de vários torneios de robótica pelo mundo. 


Elida Hack Ruivo
Assessoria de Imprensa da FIESC
48 3231-4244 | 48 9176-2505
elida.ruivo@fiescnet.com.br 

 

Indústria News

Inscreva-se e receba diariamente por e-mail as atualizações da indústria de Santa Catarina.
Confira edições anteriores.